Uma breve revisão e sugestão de aplicação do conceito geográfico de redes em sala de aula da educação básica

Autores/as

  • Raiane Dias Cruz Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v17i03.29952

Resumen

O conceito de redes se destaca como um dos fundamentais da geografia, logo, ele é responsável pela compreensão da dinâmica inerente ao processo de produção do espaço geográfico, uma vez que revela no âmbito da relação forma-conteúdo as estruturas fixas e a dinâmica dos fluxos que as animam. Neste sentido, o estudo das redes permite saber como funciona a movimentação do mundo em que vivemos. Este trabalho tem como objetivo apresentar os fundamentos do conceito de redes e suas possíveis aplicações a fim de possibilitar a melhor subsidiar as aulas de geografia para os anos iniciais. O trabalho se constitui em uma revisão bibliográfica que teve como destaque a compreensão de algumas obras de Milton Santos (2001; 2008) e Leila Cristina Dias (2021) a fim de compreender algumas tipologias de redes e como podem ser ensinadas nos anos iniciais das aulas de geografia de maneira descomplicada. Além disso, efetuou-se uma busca em diversos artigos e livros de autores que estudam sobre o tema. Com base nas pesquisas e averiguações, possibilitou-se a apresentação do conceito com bases teóricas. Também foi possível sugerir algumas atividades lúdicas capazes de mediar o ensino e a aprendizagem sobre o tema em sala de aula. O estudo possibilitou sistematização de conhecimentos e estratégias didático-pedagógicas de interesse para estudantes e professores de geografia, bem como para pessoas interessadas nesta temática.

Biografía del autor/a

Raiane Dias Cruz, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Estudante do curso de Licenciatura em Geografia (desde 2020); Participa do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Produção Social do Espaço - GEPPSE. Atua nas áreas de ensino de geografia, geografia do envelhecimento e geografia urbana.

Pedro Ricardo da Cunha Nóbrega

Graduado pela Universidade Federal de Pernambuco em Licenciatura em Geografia (2006); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente com enfase em Gestão e Politicas Ambientais pela UFPE(2009); Doutorando em Geografia Humana pela USP (Início 2011); Aluno Pesquisador do grupo Sociedade Natureza - NEXUS (UFPE/CNPq) - 2002 - 2012; Colaborador do Grupo Territorio (Universidad Pontificia Bolivariana, Medellín - Colombia). Possui experiência de pesquisa e docência nas áreas de Geografia, Geografia Humana, Geografia Urbana, Planejamento Regional, Meio Ambiente, Gestão Ambiental, Envelhecimento Humano, Obsolescência do Espaço Urbano e Epistemologia da Ciência Geográfica, com interesse em ferramentas e metodologias pedagógicas de auxílio ao ensino de Geografia.

Publicado

21-12-2024

Cómo citar

DIAS CRUZ, R.; DA CUNHA NÓBREGA, P. R. Uma breve revisão e sugestão de aplicação do conceito geográfico de redes em sala de aula da educação básica. Geografia em Questão, [S. l.], v. 17, n. 03, 2024. DOI: 10.48075/geoq.v17i03.29952. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/29952. Acesso em: 2 abr. 2025.

Número

Sección

Artigos