O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM ESCOLA: ESTUDO DO MEIO “PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ‘ILHA DO TAMBORÉ’”
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v6i2.7780Resumo
Como estratégia para a construção de conhecimentos, uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos pode transformar a escola em um espaço mais dinâmico de pesquisa, integração de culturas e colaborar para que os educandos se percebam como agentes sociais. A sequência de atividades planejada em um projeto é determinante no desenvolvimento e no resultado de uma aprendizagem significativa. Pode incluir, além da pesquisa teórica, a pesquisa prática, pois permite o “diálogo” com a realidade, numa interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, como exemplo, a alternativa de projeto denominada “Estudo do Meio”. O artigo apresenta uma sequência de atividades desenvolvida no projeto Estudo do Meio do Parque Ecológico do Tietê “Ilha do Tamboré”, realizado em escola particular de Ensino Fundamental II, localizada em Santana de Parnaíba, em 2011. Palavras chave: projeto, aprendizagem significativa, Estudo do Meio, sequência de atividades.Downloads
Publicado
17-09-2013
Como Citar
BOSCOLO, D.; SILVA, L. de M. N. G. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM ESCOLA: ESTUDO DO MEIO “PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ‘ILHA DO TAMBORÉ’”. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i2.7780. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/7780. Acesso em: 23 abr. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.