O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM ESCOLA: ESTUDO DO MEIO “PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ‘ILHA DO TAMBORÉ’”

Autores/as

  • Dulcineia Boscolo
  • Lisienne de Morais Navarro Gonçalves Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v6i2.7780

Resumen

Como estratégia para a construção de conhecimentos, uma pedagogia voltada para o desenvolvimento de projetos pode transformar a escola em um espaço mais dinâmico de pesquisa, integração de culturas e colaborar para que os educandos se percebam como agentes sociais. A sequência de atividades planejada em um projeto é determinante no desenvolvimento e no resultado de uma aprendizagem significativa. Pode incluir, além da pesquisa teórica, a pesquisa prática, pois permite o “diálogo” com a realidade, numa interação entre o sujeito e o objeto do conhecimento, como exemplo, a alternativa de projeto denominada “Estudo do Meio”. O artigo apresenta uma sequência de atividades desenvolvida no projeto Estudo do Meio do Parque Ecológico do Tietê “Ilha do Tamboré”, realizado em escola particular de Ensino Fundamental II, localizada em Santana de Parnaíba, em 2011. Palavras chave: projeto, aprendizagem significativa, Estudo do Meio, sequência de atividades.

Publicado

17-09-2013

Cómo citar

BOSCOLO, D.; SILVA, L. de M. N. G. O DESENVOLVIMENTO DE PROJETO EM ESCOLA: ESTUDO DO MEIO “PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ ‘ILHA DO TAMBORÉ’”. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 2, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i2.7780. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/7780. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos