Trabalhadores industriais e terciários na região metropolitana de Porto Alegre entre os anos de 2012 e 2017
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v14i1.24327Keywords:
Estrutura social, Trabalhadores terciários, OperáriosAbstract
Este artigo tem o objetivo de analisar a evolução dos trabalhadores do setor industrial e terciário na Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) entre os anos de 2012 e 2017, demonstrando as mudanças e permanências do perfil dessas duas classes de ocupação, assim como as oscilações econômicas e consequências que marcaram esta década. Para isso, foram utilizados dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD) através de Categorias Sócio-ocupacionais (CAT’s) elaborada pelo INCT Observatório das Metrópoles. Entre 2012 e 2017 a taxa de crescimento dos trabalhadores do secundário foi negativa (-16%) ao passo que os trabalhadores do terciário especializado cresceram em uma taxa de 10%. Além da evolução do número de trabalhadores em cada categoria e subcategoria, também foi analisado o nível de escolaridade, a situação de seguridade social e a renda média anual desses trabalhadores no citado período.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Geografia em Questão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.