Integração Sul-Americana
uma análise das rotas projetadas pelo ministério de planejamento e orçamento do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36595Resumo
As políticas de integração regional na América do Sul (século XX) foram influenciadas por diversos elementos, associados à segurança nacional, à expansão territorial, ao avanço da agricultura em áreas periféricas, dentre outros. Nesse contexto, destacam-se a presença de governos autoritários no passado recente e a criação do Mercado Comum do Sul (Mercosul) em 1991, evidenciando avanços e retrocessos na integração regional sul-americana até os dias atuais. A criação da Unasul (2008) pode ser considerada como um marco no processo de integração e mudança de paradigma; entretanto, devido a descompassos políticos, passou por um esvaziamento a partir do ano de 2016. Em 2023, alguns desses projetos da Unasul foram retomados com o Consenso de Brasília, ocorrido na capital do Brasil. Como um dos resultados do encontro em Brasília, o governo brasileiro elaborou cinco rotas de integração aos países vizinhos, abrangendo as principais regiões do continente. Dessa maneira, esse artigo visa analisar os desafios e as dificuldades das rotas de integração propostas pelo Ministério do Planejamento e Orçamento do Brasil (MPO). As técnicas de pesquisa basearam-se nos dados disponibilizados pelo MPO, após a solicitação na plataforma FalaBR, além de uma revisão bibliográfica ancorada em teses, livros, artigos e dissertações.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.