Desenvolvimento socioambiental numa região de fronteira
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36597Abstract
Este artigo aborda a reorganização dos modos de produção no campo no oeste do Paraná, região de fronteira do Brasil com o Paraguai, a partir das contradições do processo denominado globalização, da modernização conservadora da agricultura e do agronegócio. A abordagem centra-se em evidenciar que o avanço do capital no campo se fez mediante a concentração fundiária, o uso intensivo de agrotóxicos, a expropriação da terra e do trabalho, em detrimento de diversas culturas/de modos de vida, à migração e ocupação de terras na área de fronteira do leste do Paraguai. Esse processo resultou em degradação do meio ambiente e em desigualdades socioambientais. Nesse contexto, programas com financiamento para projetos de restauração ambiental foram implementados. Este trabalho problematiza esse processo de desenvolvimento socioambiental transfronteiriço, explicitando práticas e representações sociais, políticas públicas-privadas que pautaram a formação do território em tela, mediante a colonização, a modernização da agricultura e o agronegócio. Essa dinâmica, permeada pela noção de desenvolvimento racional e produtivista, promoveu crescimento econômico, expropriação e degradação ambiental e, dialeticamente, a insurgência e a luta de sujeitos coletivos pelas condições socioambientais à vida e ao desenvolvimento sustentável.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.