A resistência do patrimônio material da cidade de Corumbá/MS frente ao desenvolvimento
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36598Abstract
A documentação exerce papel fundamental na conservação do patrimônio arquitetônico brasileiro, garantindo o registro técnico e histórico das edificações para fins de preservação, restauração e gestão. Este estudo analisa as fichas cadastrais do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) referentes ao patrimônio material da cidade de Corumbá/MS, com o objetivo de compreender os efeitos do desenvolvimento urbano sobre o patrimônio histórico local. A pesquisa adota abordagem qualitativa, de caráter exploratório e descritivo, baseada em levantamento documental, revisão bibliográfica e observação de campo. Os dados foram obtidos a partir das fichas do IPHAN (2007) e complementados por registros fotográficos realizados na área tombada. Verificou-se que nem todas as edificações possuem período de construção identificado e que apenas o Casario do Porto sobreviveu à Guerra do Paraguai (1864–1870), enquanto as demais pertencem ao período de reconstrução urbana. Entre o final do século XIX e o início do XX, o crescimento do comércio fluvial impulsionou o surgimento das principais construções tombadas. Contudo, o levantamento in loco revelou o avançado estado de deterioração de muitas dessas edificações, indicando a urgência de intervenções voltadas à conservação e ao fortalecimento da gestão do patrimônio histórico de Corumbá.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.