Passar(em) e trabalhar no espaço de fronteira
Vivências e trajetórias nas relações de trabalho no campo entre Guaíra e Saltos del Guayrá (1985-2020)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36589Resumen
O objeto do presente artigo foi analisar experiências construídas por um trabalhador paraguaio, no qual problematizei conceitos, como: relações de trabalho, trajetória, imigração e exploração no espaço de fronteira em Guaíra entre as décadas de 1985 e 2020. Utilizei como fonte, uma narrativa oral produzida no ano de 2024, assim como discussões metodológicas e bibliografias que se relacionaram a pensar o espaço de fronteira e relações de trabalho. Desse modo, a discussão central dialogou com a categoria de trabalho análogo a escravidão, no qual analisei o fenômeno, discussões a respeito e como isso foi vivenciado pelo entrevistado. Para a produção dessa análise, utilizei como abordagem teórica as discussões relacionadas ao materialismo histórico britânico e o debate proposto pela História do Trabalho problematizando relações de exploração e pressões construídas a partir da experiência desse trabalhador e suas possíveis associações com o espaço de fronteira de Saltos Del Guayrá, Paraguai e Guaíra, Brasil.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.