Mané Farofa
um personagem da integração fronteiriça
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36590Resumo
O objetivo deste trabalho é analisar as estratégias de um comerciante fronteiriço e seu papel na integração entre as zonas rurais de Corumbá (Brasil) e Puerto Quijarro (Bolívia). Utilizou-se a pesquisa bibliográfica, a história oral junto aos moradores mais antigos com a técnica da bola de neve, a observação da paisagem e diário de bordo para os apontamentos. Observou-se que Mané Farofa era um profundo conhecedor do espaço fronteiriço ao longo da estrada do Jacadigo e que esse elemento foi importante para a criação de estratégias de negócios entre os meados dos anos 1970 e anos 1980. Além dos produtos vendidos, levava informações, cultura e promovia a integração dos fronteiriços.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.