ENTRAVES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS-CHAVE DA GEOGRAFIA

Autores/as

  • Francilio de Amorim dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.48075/geoq.v6i1.5462
Agencias de apoyo
Faculdades Montenegro - FAM

Resumen

O homem ao longo de sua história tem produzido transformações ao espaço natural, este apropriado e alterado em decorrência das necessidades de uma sociedade que se renova a constantemente. Logo, a ciência Geografia se propõe a estudar as transformações que se processam no espaço, sob o viés geográfico. Derivando deste outros conceitos, tais como: o espaço natural, visto como espaço intocado; o território, determinado pelas relações de poder; a região, como fator de agrupamento de espaços semelhantes; o lugar, como espaço dotado de vínculos afetivos. No contexto social-educacional, é sumamente importante que aluno apreenda estes conceitos, para que possa construir uma cidadania que lhe possibilite ler e modificar sua realidade enquanto ser que pensa criticamente. Nesta pesquisa, propôs-se identificar as dificuldades de aprendizagem dos conceitos-chave da Geografia, assim como, perceber se as metodologias utilizadas pelo professor foram adequadas ao contexto da aula.

Publicado

04-03-2013

Cómo citar

DOS SANTOS, F. de A. ENTRAVES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS-CHAVE DA GEOGRAFIA. Geografia em Questão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2013. DOI: 10.48075/geoq.v6i1.5462. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/5462. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos