ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE A FRONTEIRA POR MEIO DE IMAGENS FOTOGRÁFICAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v8i2.12512Résumé
O presente artigo tem por objetivo, apresentar uma reflexão teórica sobre as potencialidades das imagens fotográficas, destacando as possibilidades interpretativas e de produção do conhecimento propiciadas por elas, a partir de fotografias sobre a fronteira. Tendo em vista que Mato Grosso do Sul tem significativa área em região de fronteira, muitas das imagens que circulam pelo estado são referentes a essas suas áreas fronteiriças, pretendemos então, que a utilização da linguagem imagética amplie nossos conhecimentos e potencialize nosso dialogo e discussão sobre questões fronteiriças, e que nos forneça outras possibilidades de pensamento sobre a fronteira, pensando-a não só como limite que separa, mas como lugar que integra diferentes povos, línguas, valores, crenças e costumes. Para tal discussão, iremos utilizar duas fotografias que fizeram parte da Exposição Fronteiras do Festival América do Sul, realizado em Corumbá-MS no ano de 2004.
Téléchargements
Fichiers supplémentaires
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.