DA PAISAGEM AO TERRITÓRIO: A (RE) SIGNIFICAÇÃO DA ESCOLA POR ALUNOS INDÍGENAS
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v11i2.17996Mots-clés :
Paisagem, Território, Escolas Indígenas.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo central, refletir sobre as categorias Paisagem e Território no contexto de atividades realizadas em aulas de Geografia em escolas indígenas, tendo como referência desenhos elaborados por alunos do 9º Ano da Escola Municipal Indígena Araporã, localizada na Reserva Indígena de Dourados (MS). Buscando (re) significar ou dar sentido aos conceitos relacionados às ideias de paisagem e território, procuramos dialogar com as ideias de Santos (2007) em articulação com pesquisadores que têm dedicado seus estudos à educação escolar indígena. O exercício se deu no sentido de pensar as categorias paisagem e território enquanto movimento que fazemos com nosso pensamento e que nos permite transformar paisagens em territórios. A paisagem foi pensada enquanto a própria escola que expressa o primeiro contato dos alunos indígenas com a educação escolar indígena proposta e construída por signos e significados, que não condizem com o tekoyma, modo de vida tradicional Guarani/Kaiowá. Ao inserir elementos repletos de significados ao seu modo de vida, esses alunos conseguem reconhecer a territorialidade da paisagem, estabelecendo um sentido ao conjunto de significados existentes, estabelecendo assim, uma ordem ao território.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.