A SAÚDE COLETIVA E A CATEGORIA 'TERRITÓRIO': ABORDAGENS DA EPIDEMIOLOGIA, CIÊNCIAS SOCIAIS E PLANEJAMENTO
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.20574Mots-clés :
saúde coletiva, planejamento, população, localização geográfica de risco, revisãoRésumé
O texto apresentado aborda a categoria 'território' como uma variável teórico-prática no contexto da saúde coletiva em suas três áreas constitutivas: epidemiologia, ciências sociais e planejamento. Do ponto de vista da construção do campo da saúde coletiva, estas áreas se ocuparam com estudos que compreendem a dinâmica de coletivos delimitados em bases territoriais para explicar diferenças no adoecimento e possíveis medidas de superação nas desigualdades encontradas, a partir de ações de saúde e/ou intersetoriais. A partir da análise de pesquisas que apresentaram panoramas destas disciplinas quanto aos estudos e práticas acerca do espaço territorial, propõe-se resgatar a necessidade de reflexão sobre a importância do território na saúde coletiva não só a partir de abordagens quantitativas, mas, da incorporação de dados e informações de cunho qualitativo para o reconhecimento das necessidades de uma população adstrita em uma área geográfica e seu modo de enfrentar o processo saúde-doença.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.