REDES DE COMÉRCIO INTERNACIONAL E LOGÍSTICA DE EXPORTAÇÃO DE FRUTAS NO BRASIL
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v12i2.21946Mots-clés :
Fruticultura, Logística, Comércio Internacional, Fluxos.Résumé
No cenário econômico contemporâneo a logística é compreendida como a forma e processo de circulação que se desenvolve concomitante ao meio técnico científico e informacional, dinamizando os processos e integrando as regiões, sobretudo, a partir da última metade do século XX, por meio da (re)organização espacial das regiões produtivas e da internacionalização da economia que necessita cada vez mais de serviços especializados. Diante disso, este trabalho tem como objetivo analisar o fluxo de comércio e logística da fruticultura no Brasil, através das representações dos fluxos de produção e comercialização de frutas frescas no mercado externo entre os anos de 2000 a 2017. Os procedimentos metodológicos adotados foram a revisão bibliográfica, a coleta de dados secundários disponibilizados pelo IBGE, MAPA e MDIC e elaboração de gráficos e mapa que contribuíram para a analise dos dados. Os sistemas de circulação e transportes representam um elemento chave para a inserção dos agentes econômicos no mercado externo, sobretudo, dos produtos perecíveis. Embora apresente um desenvolvido sistema de produção de frutas, destacando-se como o terceiro maior produtor mundial, o Brasil apresenta uma participação incipiente no comércio internacional de frutas. Essa baixa representatividade está diretamente relacionada aos empecilhos logísticos (armazenamento e transporte) e institucionais (normatizações e certificações).
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.