Análise teórica sobre a afinidade conceitual entre urbanização e inundações
DOI :
https://doi.org/10.48075/geoq.v16i02.27751
Organismes subventionnaires
Mots-clés :
Urbanização, Inundações urbanas, Desastres naturaisRésumé
Este trabalho tem como objetivo tratar os aspectos conceituais interligados à relação existente entre as inundações e os processos de urbanização. A partir disso, foram analisadas várias bibliografias, sejam elas nacionais e internacionais, com o foco de analisar os detalhes com maior relevância dentre o assunto, com o intuito de identificar as principais questões antrópicas que estão ligadas a ocorrência das inundações. Assim sendo, pode-se verificar que as principais influências estão ligadas a alteração do ciclo hidrológico, no poder da urbanização influenciar na ocorrência de menores inundações, além de outros pontos. Destarte, pode-se destacar que a análise teórica proposta foi de grande importância, uma vez que sintetizou várias questões detalhadas interligada a ocorrência de inundações, assunto que perpassa muitos problemas às comunidades urbanas, com um grande aumento na sua frequência e magnitude nos últimos anos.Téléchargements
Publié-e
27-10-2023
Comment citer
PRINA, B. Z.; TRENTIN, R. Análise teórica sobre a afinidade conceitual entre urbanização e inundações. Geografia em Questão, [S. l.], v. 16, n. 02, 2023. DOI: 10.48075/geoq.v16i02.27751. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/geoemquestao/article/view/27751. Acesso em: 12 mai. 2025.
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
(c) Tous droits réservés Geografia em Questão 2023

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.