Aspectos geohistóricos do ordenamento territorial de Guaíra (Brasil) e Salto del Guairá (Paraguay)
DOI:
https://doi.org/10.48075/geoq.v18i02.36588Resumo
Este trabalho tem como principal objetivo apresentar os elementos históricos das cidades de Guaíra (Brasil) e Salto Del Guairá (Paraguai), analisando os aspectos geohistóricos do seu ordenamento territorial. O foco é na história recente das cidades e de como elas se relacionam com a dinâmica atual da fronteira. A pesquisa utilizou uma metodologia qualitativa, estruturada por meio de revisão bibliográfica, pesquisa documental e entrevistas realizadas com moradores e representantes do setor público das duas cidades. O estudo demonstra que as transformações e o ordenamento territorial atual resultam de ações estatais e fluxos de capital. A construção da Usina Hidrelétrica binacional de Itaipu e o consequente desaparecimento das Sete Quedas foram eventos cruciais. Salto Del Guairá mudou sua função de turismo natural para turismo de compras. Guaíra perdeu a função de núcleo turístico com o fim das Sete Quedas, mas sua dinâmica econômica retornou e se vinculou ao comércio paraguaio após a construção da ponte. A rede hoteleira de Guaíra está solidamente associada ao turismo de compras em Salto Del Guairá, e a cidade também fornece serviços como saúde e consumo corrente aos moradores paraguaios. A articulação neste segmento fronteiriço, portanto, só se intensificou após a atuação do Estado brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores não serão remunerados pela publicação de artigos científicos e ensaios teóricos na Revista Geografia em Questão, portanto, devem abrir mão de seus direitos autorais em favor desta revista. Os conteúdos publicados, contudo, são de inteira e exclusiva responsabilidade de seus autores, ainda que seja reservado aos editores o direito de realizar correções linguísticas nos textos e adequações às normas da publicação.
Os autores devem entregar assinado um documento de CESSÃO DE DIREITOS AUTORAIS E AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAÇÃO junto com o artigo/ensaio aceito para publicação. O documento será enviado aos autores assim que o trabalho for aceito.
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.