ATUAÇÃO DOS ATORES NÃO ESTATAIS CONSEQUÊNCIAS E RESPONSABILIDADES DIANTE A OBSOLESCÊNCIA TECNOLÓGICA PROGRAMADA: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA

Autores

  • Francieli Boito Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC
  • Cláudio Machado Maia Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

DOI:

https://doi.org/10.48075/igepec.v24i1.23222
Agências de fomento

Palavras-chave:

Atores não estatais, Obsolescência tecnológica programada, Chapecó.

Resumo

A obsolescência tecnológica programada tornou-se uma técnica frequentemente praticada pelo mercado para estimular a troca e venda de produtos. O cenário atual de globalização permite constantes mudanças tecnológicas e processos inovadores que aceleram o consumo e facilitam essa prática na competição global entre empresas. Assim, o artigo tem como objetivo trazer ao debate, a atuação dos atores não estatais, mais especificamente as empresas e corporações suas contribuições, responsabilidade e obrigações diante a emissão de resíduos sólidos e controle da obsolescência tecnológica programada, apresentando um estudo de caso na cidade de Chapecó/SC. A metodologia utilizada caracteriza-se pela pesquisa exploratória, método dedutivo e técnica de pesquisa bibliográfica. Conclui-se com o estudo, que a obsolescência tecnológica programada está presente, porém é pouco conhecida e debatida, e que seus efeitos poderão ser amenizados quando houver uma conscientização entre sociedade, empresas e governo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francieli Boito, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutoranda em Desenvolvimento Regional pela UNISC

Cláudio Machado Maia, Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ

Doutor em Desenvolvimento Rural pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PGDR/UFRGS); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais e Dinâmicas Regionais da Unochapecó.

Downloads

Publicado

27-03-2020

Como Citar

BOITO, F.; MAIA, C. M. ATUAÇÃO DOS ATORES NÃO ESTATAIS CONSEQUÊNCIAS E RESPONSABILIDADES DIANTE A OBSOLESCÊNCIA TECNOLÓGICA PROGRAMADA: UM ESTUDO DE CASO NA REGIÃO OESTE DE SANTA CATARINA. Informe GEPEC, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 136–150, 2020. DOI: 10.48075/igepec.v24i1.23222. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gepec/article/view/23222. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos