A EFICIÊNCIA DO MODELO CAPM A PARTIR DE DIFERENTES CARTEIRAS DE AÇÕES BRASILEIRAS ENTRE OS ANOS DE 2004 E 2014
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i1.12190Palavras-chave:
Eficiência. Modelo CAPM. Risco e Retorno.Resumo
Este artigo busca verificar a eficiência do modelo de precificação de ativos de capital – CAPM na previsão de retornos futuros de uma determinada carteira de ativos, utilizando dados de 2004 a 2014. A pesquisa é do tipo exploratória, utilizando a ferramenta solver no processo de otimização de carteiras de baixo, médio e alto risco, a partir da série de dados coletados para o período de novembro de 2004 à novembro de 2014. Neste cenário de complexidades de mercado, observa-se que o CAPM não explica de maneira exata todos os retornos ocorridos nesse período, sendo observado nos resultados não eficazes, expressiva variação. Sugere-se a utilização de outras metodologias que busquem explorar os resultados encontrados e reduzir as discrepâncias entre os retornos estimado e obtido.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.