EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE GLOBAL BRASILEIRA: UM ESTUDO LONGITUDINAL – 2005/2013

Autores

  • Cesar Eduardo Abud Limas
  • Adriana Gresiely Fabrini Diniz
  • Luiz Omar Setúbal Gabardo

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i2.13499

Palavras-chave:

empreendedorismo, competitividade global, oportunidade, necessidade

Resumo

Diversos autores concordam que a competitividade de uma nação é composta por um conjunto de variáveis que refletem no curto, médio e longo prazo o desempenho social, econômico e político de uma sociedade e dos gestores que a conduzem. Objetivando analisar o impacto do empreendedorismo no índice de competitividade nacional, a presente pesquisa de paradigma positivista e ontologia realista, utilizou-se do método quantitativo através de análise estatística de correlação e recorte longitudinal, a fim de analisar a lacuna temporal entre as taxas de empreendedorismo total, por oportunidade e por necessidade e seus reflexos na taxa de competitividade brasileira. O modelo estatístico mostrou que com 99,04% de confiabilidade a taxa de empreendedorismo reflete positivamente na competitividade nacional após dois anos de abertura do negócio. Com 99,96% de confiabilidade, a taxa de empreendedorismo por necessidade reflete negativamente na competitividade após um ano de início da atividade econômica. E por fim, a competitividade de uma nação sente os reflexos do empreendedorismo por oportunidade após 3 anos da abertura do negócio, o percentual de confiabilidade desta relação é de 98,34%.

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Publicado

30-01-2016

Como Citar

LIMAS, C. E. A.; DINIZ, A. G. F.; GABARDO, L. O. S. EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE GLOBAL BRASILEIRA: UM ESTUDO LONGITUDINAL – 2005/2013. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p. 51–65, 2016. DOI: 10.48075/gdemrevista.v1i2.13499. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/13499. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos