EMPREENDEDORISMO E COMPETITIVIDADE GLOBAL BRASILEIRA: UM ESTUDO LONGITUDINAL – 2005/2013
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v1i2.13499Palavras-chave:
empreendedorismo, competitividade global, oportunidade, necessidadeResumo
Diversos autores concordam que a competitividade de uma nação é composta por um conjunto de variáveis que refletem no curto, médio e longo prazo o desempenho social, econômico e político de uma sociedade e dos gestores que a conduzem. Objetivando analisar o impacto do empreendedorismo no índice de competitividade nacional, a presente pesquisa de paradigma positivista e ontologia realista, utilizou-se do método quantitativo através de análise estatística de correlação e recorte longitudinal, a fim de analisar a lacuna temporal entre as taxas de empreendedorismo total, por oportunidade e por necessidade e seus reflexos na taxa de competitividade brasileira. O modelo estatístico mostrou que com 99,04% de confiabilidade a taxa de empreendedorismo reflete positivamente na competitividade nacional após dois anos de abertura do negócio. Com 99,96% de confiabilidade, a taxa de empreendedorismo por necessidade reflete negativamente na competitividade após um ano de início da atividade econômica. E por fim, a competitividade de uma nação sente os reflexos do empreendedorismo por oportunidade após 3 anos da abertura do negócio, o percentual de confiabilidade desta relação é de 98,34%.
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