NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL: CARACTERÍSTICAS, MODELOS E MÉTRICAS DE AVALIÇÃO

Autores

  • Lucas Veiga Ávila
  • Marçal Paim Da Rocha
  • Marcelo Mendes Arigony
  • Rafael Augusto Dill
  • Vera Maria De souza Mazza

DOI:

https://doi.org/10.48075/gd%20em%20revista.v2i1.14754

Palavras-chave:

Negócios com Impacto Social. Inovação. Sustentabilidade.

Resumo


Como definir um negócio no século XXI? Como as organizações enfrentarão um cenário de desgaste e escassez dos recursos naturais? Como trabalhar numa realidade de desigualdade social acentuada? Tenderiam os negócios a serem mais comprometidos com o social? Todos os negócios apresentariam impacto social? O que seria um negócio com impacto social? A resposta para essas perguntas seria: Um negócio com impactos “adequados”? Em que sentido? Adequado a qual tipo de competição, a qual tipo de mercado, a qual tipo de cliente, em qual momento, em qual contexto? O presente estudo, teórico descritivo, buscou verificar e discutir os principais conceitos e definições sobre negócios com impacto social, relacionando-os com a temática da inovação. Como principais resultados, pode-se verificar que existem várias características de negócios sociais, avanços sobre métricas de avaliação dos negócios com impacto social, mas os estudos são muito recentes em destaque nacional, com algumas perspectivas internacionais para um futuro próspero, a ser trabalho nas organizações e ciência.

Downloads

Publicado

09-08-2016

Como Citar

ÁVILA, L. V.; DA ROCHA, M. P.; ARIGONY, M. M.; DILL, R. A.; MAZZA, V. M. D. souza. NEGÓCIOS COM IMPACTO SOCIAL: CARACTERÍSTICAS, MODELOS E MÉTRICAS DE AVALIÇÃO. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 2, n. 1, p. p. 4–13, 2016. DOI: 10.48075/gd em revista.v2i1.14754. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/14754. Acesso em: 16 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos