PERCEPÇÃO E CONSUMO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE E SERVIÇOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25587Palavras-chave:
Consciência ambiental, Sustentabilidade, VAPERCOM, Fornecimento de SoftwareResumo
As pressões sociais, governamentais e de fornecedores têm provocado uma série de mudanças na forma como as empresas têm encarado as questões ambientais. O aumento das exigências impostas pelas legislações, bem como o interesse das empresas em se apresentarem como sustentáveis têm contribuído para a instalação de um ambiente que demanda um conjunto de ações práticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade empresarial. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o nível de consciência ambiental dos colaboradores da empresa objeto de estudo, tendo em vista o apoio ao planejamento de ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, que a empresa pretende implementar a partir de 2019. A partir de um questionário respondido por 64 dos quase 200 funcionários da empresa, foi aplicado o modelo VAPERCOM, a partir do qual foi possível identificar que, embora os funcionários tenham apresentado níveis que indicam a existência de consciência ambiental, eles não possuem a intensão de consumo ambiental. A partir dos resultados encontrados, conclusões, limitações e sugestões de pesquisas futuras são apresentadas ao final deste estudo.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.