PERCEPÇÃO E CONSUMO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE E SERVIÇOS

Autores

  • Marco Antonio Sartori Professor dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica da Faculdade Assis Gurgacz, professor do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIVEL, e atua com o desenvolvimento de análises gerencias e ferramentas de Business Intelligence na empresa Seta Digital Sistemas Gerenciais. https://orcid.org/0000-0003-2821-0061
  • Emanuel Campigotto Sandri Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-4539-2090
  • Júlia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka Universidade Federal do Paraná https://orcid.org/0000-0002-2148-7140

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v6i2.25587
Agências de fomento
CAPES

Palavras-chave:

Consciência ambiental, Sustentabilidade, VAPERCOM, Fornecimento de Software

Resumo

As pressões sociais, governamentais e de fornecedores têm provocado uma série de mudanças na forma como as empresas têm encarado as questões ambientais. O aumento das exigências impostas pelas legislações, bem como o interesse das empresas em se apresentarem como sustentáveis têm contribuído para a instalação de um ambiente que demanda um conjunto de ações práticas relacionadas ao meio ambiente e à sustentabilidade empresarial. Nesse contexto, o objetivo deste estudo é avaliar o nível de consciência ambiental dos colaboradores da empresa objeto de estudo, tendo em vista o apoio ao planejamento de ações voltadas ao meio ambiente e à sustentabilidade, que a empresa pretende implementar a partir de 2019. A partir de um questionário respondido por 64 dos quase 200 funcionários da empresa, foi aplicado o modelo VAPERCOM, a partir do qual foi possível identificar que, embora os funcionários tenham apresentado níveis que indicam a existência de consciência ambiental, eles não possuem a intensão de consumo ambiental. A partir dos resultados encontrados, conclusões, limitações e sugestões de pesquisas futuras são apresentadas ao final deste estudo.

Biografia do Autor

Marco Antonio Sartori, Professor dos cursos de Sistemas de Informação e Engenharia Mecânica da Faculdade Assis Gurgacz, professor do curso superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNIVEL, e atua com o desenvolvimento de análises gerencias e ferramentas de Business Intelligence na empresa Seta Digital Sistemas Gerenciais.

Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Emanuel Campigotto Sandri, Universidade Federal do Paraná

Doutorando em Administração pela UFPR, Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

Júlia Mitsue Vieira Cruz Kumasaka, Universidade Federal do Paraná

Mestranda em Administração

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Publicado

15-03-2021

Como Citar

SARTORI, M. A.; SANDRI, E. C.; KUMASAKA, J. M. V. C. PERCEPÇÃO E CONSUMO AMBIENTAL: ANÁLISE DOS FUNCIONÁRIOS DE UMA EMPRESA DE SOFTWARE E SERVIÇOS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 6, n. 2, p. p. 54–67, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v6i2.25587. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/25587. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos