PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v7i1.27467

Palavras-chave:

Sustentabilidade, Universidades, Bibliometria.

Resumo


Os problemas ambientais são inúmeros e a degradação do meio ambiente tornou-se uma preocupação mundial. Neste sentido, as Universidades assumem um papel de protagonismo quanto à inserção de ações sustentáveis, bem como na conscientização da sociedade. O estudo tem por objetivo apresentar um panorama da produção científica sobre práticas sustentáveis e gestão ambiental em Instituições de Ensino Superior na base de dados WoS (2010 a 2019) e identificar os Hot Topics. Os resultados indicam que as áreas temáticas com maior concentração de publicações são: Pesquisa Educacional, Ciências Ambientais e Tecnologia e Ciências Sustentáveis Verdes. Entre 2017-2019 o aumento nas pesquisas deixa em evidência a preocupação em investigações na temática. As áreas de Gestão, Estudos Ambientais, Ciências Ambientais, Negócios, Pesquisa Educacional, Engenharia Ambiental e Enfermagem são consideradas Hot Topics. Portanto, o conhecimento científico sobre sustentabilidade e gestão ambiental nas universidades pode ser aprofundado tanto de uma perspectiva de gestão (práticas de gestão e governança) quanto acadêmica (educação ambiental e evolução das pesquisas). Destaca-se a interdisciplinaridade e o envolvimento de toda a comunidade acadêmica durante o processo.

Biografia do Autor

GREICE ECCEL PONTELLI, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

karine da Silveira Aquino, Universidade Federal de Santa Maria

Graduanda em Engenharia de Produção – UFSM

Jordana Marques Kneipp, Universidade Federal de Santa Maria

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Professora do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Santa Maria

Downloads

Publicado

01-09-2021

Como Citar

PONTELLI, G. E.; AQUINO, karine da S.; KNEIPP, J. M. PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS E GESTÃO AMBIENTAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO NA WEB OF SCIENCE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 71–81, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v7i1.27467. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27467. Acesso em: 9 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos