Organização não-governamental e estado: análise da produção científica nacional acerca desta parceria

Autores

  • Andréia Lopes Cirino Universidade Federal de Viçosa
  • Nathália Pereira Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29229

Palavras-chave:

Organização Não-Governamental, Estado, Rede

Resumo

O presente artigo analisou como a relação entre Organização Não-Governamental (ONG) e Estado tem sido abordada pela produção científica nacional, em razão das ONGs terem se tornando uma importante organização para a sociedade civil brasileira. A fundamentação do trabalho reside no entendimento do que é a ONG e de como sua relação com Estado emergiu. Adicionalmente, é apresentada a importância das redes de ONG. O estudo é uma investigação de natureza qualitativa e o instrumento de pesquisa aplicado foi à revisão sistemática, deste modo, ocorreu um levantamento bibliográfico, analítico e crítico da produção acadêmica brasileira. Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica nos portais digitais dos periódicos: Scientific Electronic Library Online – Scielo - e Scientific Periodicals Electronic Library – SPELL, após a filtragem, 15 artigos foram selecionados. Os resultados da análise indicam a ocorrência de avanços nas ações desempenhadas pelas ONGs quando estas atuam em conjunto, com outras ONGs, Estado ou empresas.

Biografia do Autor

Andréia Lopes Cirino, Universidade Federal de Viçosa

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Administração na Universidade Federal de Viçosa (UFV). Mestra em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)- 2021, Graduada em Ciências Contábeis pelo Centro Universitário Governador Ozanam Coelho (UNIFAGOC) - 2016. Possui técnico em informática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais Campus Rio Pomba. Membro do Grupo de Pesquisa A Governança como forma de Implementação de Políticas Públicas, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

LOPES CIRINO, A. .; PEREIRA, N. Organização não-governamental e estado: análise da produção científica nacional acerca desta parceria. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29229. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29229. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos