O desempenho dos estudantes de ensino médio da rede pública é melhor em cidades com maior presença do Programa Bolsa Família?

Autores

  • Douglas Araújo da Silva
  • Monaliza de Oliveira Ferreira
  • Andreza Daniela Pontes Lucas

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.29346

Palavras-chave:

investimentos em educação; políticas públicas; ações afirmativas; desempenho escolar.

Resumo

O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a relação entre Bolsa Família e o desempenho dos estudantes de ensino médio de escolas públicas, através de um banco de dados compreendido entre 2009 e 2016. A estimação do modelo constitui em um painel de efeito fixos, que analisa o impacto de variáveis que mudam ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que renda, incidência do bolsa família, indicadores de educação e raça municipais são fatores importantes para o melhor desempenho dos jovens da rede pública municipal no Exame. À guisa de conclusão, recorre-se à necessidade de romper com o círculo vicioso da desigualdade, ampliando e adotando ações afirmativas que mantenham o estudante na escola, tais como Bolsa Família, ao mesmo tempo em que investimentos precisam se realizar na qualidade destas escolas.

Biografia do Autor

Douglas Araújo da Silva

Estudante de Economia na Universidade Federal de Pernambuco. Campus do Agreste.

Monaliza de Oliveira Ferreira

Doutora em Economia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON.
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Andreza Daniela Pontes Lucas

Professora do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco – NG/UFPE. Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada e Desenvolvimento Sustentável – GPEADS.

Downloads

Publicado

16-08-2022

Como Citar

ARAÚJO DA SILVA, D.; FERREIRA, M. de O.; PONTES LUCAS, A. D. O desempenho dos estudantes de ensino médio da rede pública é melhor em cidades com maior presença do Programa Bolsa Família?. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 04–17, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.29346. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29346. Acesso em: 5 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos