O desempenho dos estudantes de ensino médio da rede pública é melhor em cidades com maior presença do Programa Bolsa Família?

Autores/as

  • Douglas Araújo da Silva
  • Monaliza de Oliveira Ferreira
  • Andreza Daniela Pontes Lucas

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.29346

Palabras clave:

investimentos em educação; políticas públicas; ações afirmativas; desempenho escolar.

Resumen

O objetivo deste trabalho consiste em avaliar a relação entre Bolsa Família e o desempenho dos estudantes de ensino médio de escolas públicas, através de um banco de dados compreendido entre 2009 e 2016. A estimação do modelo constitui em um painel de efeito fixos, que analisa o impacto de variáveis que mudam ao longo do tempo. Os resultados evidenciam que renda, incidência do bolsa família, indicadores de educação e raça municipais são fatores importantes para o melhor desempenho dos jovens da rede pública municipal no Exame. À guisa de conclusão, recorre-se à necessidade de romper com o círculo vicioso da desigualdade, ampliando e adotando ações afirmativas que mantenham o estudante na escola, tais como Bolsa Família, ao mesmo tempo em que investimentos precisam se realizar na qualidade destas escolas.

Biografía del autor/a

Douglas Araújo da Silva

Estudante de Economia na Universidade Federal de Pernambuco. Campus do Agreste.

Monaliza de Oliveira Ferreira

Doutora em Economia. Professora do Programa de Pós-Graduação em Economia - PPGECON.
Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Andreza Daniela Pontes Lucas

Professora do Núcleo de Gestão da Universidade Federal de Pernambuco – NG/UFPE. Grupo de Pesquisas em Economia Aplicada e Desenvolvimento Sustentável – GPEADS.

Publicado

16-08-2022

Cómo citar

ARAÚJO DA SILVA, D.; FERREIRA, M. de O.; PONTES LUCAS, A. D. O desempenho dos estudantes de ensino médio da rede pública é melhor em cidades com maior presença do Programa Bolsa Família?. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 04–17, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.29346. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29346. Acesso em: 18 may. 2024.

Número

Sección

Artigos