Crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento: afinal sobre o que tratam estes conceitos?

Autores

  • Luiz Carlos Dias
  • Clério Plein

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29428

Palavras-chave:

subdesenvolvimento, capacitações, sustentável

Resumo

O termo desenvolvimento faz parte dos estudos socioeconômicos e também enfatiza diversas abordagens, a amplitude da palavra justifica o confronto de ideias em torno de seu significado. Este trabalho discute as divergências e convergências das expressões crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento, busca tematizar sobre os conceitos envolvidos e debate o termo desenvolvimento através dos estudos de Furtado sobre as razões do subdesenvolvimento, o desenvolvimento como liberdade de Sen e o desenvolvimento sustentável trabalhado por Veiga e Sachs. Os estudos destes autores convergem no sentido de atribuir ao termo crescimento econômico apenas uma condição ao desenvolvimento, consideram que o desenvolvimento de uma localidade está ligado, sobretudo a melhores condições de vida das pessoas. Mesmo inúmeros autores debruçando esforços sobre a temática, vê-se que em alguns países as políticas de desenvolvimento confrontam com as realidades verificadas, como por exemplo, a persistência e mesmo ampliação da pobreza, falta de assistência básica à saúde e educação para grande parte da população, ausência de políticas de preservação ambiental, entre outros.

Biografia do Autor

Luiz Carlos Dias

UFPR-Universidade Federal do Paraná Graduação em Economia, Mestre em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e Doutorando em Desenvolvimento Rural Sustentavel

Clério Plein

Graduado em Economia Doméstica (UNIOESTE), mestre e doutorando em Desenvolvimento Rural (UFRGS). Professor no curso de Economia Doméstica da UNIOESTE.

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

DIAS, L. C.; PLEIN, C. Crescimento econômico, desenvolvimento econômico e desenvolvimento: afinal sobre o que tratam estes conceitos?. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29428. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29428. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos