Marketing verde: a percepção dos consumidores gabrielenses frente às práticas sustentáveis das organizações
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29709Palavras-chave:
Marketing Verde, Práticas Ambientais, Consumidor VerdeResumo
Com a conscientização dos consumidores em relação às questões ambientais surgiram exigências que fizeram com que as empresas se adaptassem a essa nova realidade. Novas práticas de produção tiveram que ser implantadas com o intuito de causar o menor impacto possível ao meio ambiente. Essa pressão causada pelos consumidores pode ser considerada ao mesmo tempo uma valiosa oportunidade para as empresas atingirem um novo consumidor em potencial, o consumidor “verde” através do Marketing Verde. Dentro deste cenário questiona-se se o consumidor gabrielense leva em consideração as práticas ambientais utilizadas nas empresas e se isso afeta sua decisão de compra. Com o objetivo de responder tais questionamentos teve-se como objetivo geral, mensurar a percepção e atitude do consumidor gabrielense frente às questões ambientais no momento da compra e através dos seguintes objetivos específicos: (a) Identificar os atributos considerados mais importantes na escolha de compra; (b) Levantar, se no momento da compra, o consumidor leva em consideração se o produto é de empresas “normais” ou empresas “verdes”; (c) Investigar se o consumidor pagaria mais por produtos ambientalmente corretos. Para tanto utilizou-se uma pesquisa exploratório-descritivo com abordagem quantitativa através de uma amostra de consumidores gabrielenses. Resultados deste estudo permitem observar que as empresas verdes são consideradas muito importantes e que os consumidores estariam dispostos a pagar mais por produtos ambientalmente corretos.
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