O setor de serviço de coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil: uma análise do emprego formal para os anos de 2010 e 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29762

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo analisar a estrutura produtiva do setor de reciclagem nas capitais brasileiras por meio de indicadores de localização e especialização fazendo uso da variável emprego, que se encontra disponível na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do Ministério da Economia. O intuito foi identificar possíveis mudanças na estrutura produtiva regional que favoreçam a economia circular e o desenvolvimento sustentável. O período de referência foram os anos de 2010 e 2019. Os resultados apontaram um pequeno aumento da especialização do setor apenas para oito capitais. Pôde-se, também, inferir que o setor se encontra disperso no país, pois apenas seis capitais apresentaram um aumento na concentração setorial, em contrapartida, oito reduziram esta concentração. Em relação ao coeficiente de redistribuição, o setor em questão não passou por mudanças espaciais significativas. Por fim, quanto às medidas de especialização, identificou-se que menos da metade das capitais brasileiras aumentaram sua especialização no setor de coleta, tratamento e disposição de resíduos.

Biografia do Autor

FRANCISCA DIANA FERREIRA VIANA, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (2003), mestrado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia (2006) e Doutorado em Economia (2010) pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atualmente é Professora do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto, do Programa de Mestrado em Economia Aplicada da Universidade Federal de Ouro Preto e do Programa de Pós-graduação em Engenharia de Produção, também da Universidade Federal de Ouro Preto. É membro do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Desenvolvimento Econômico e Social (NUPEDES) e do Núcleo de Estudos em Agroecologia da região dos Inconfidentes (NEA Inconfidentes). Tem como áreas de interesse: Economia Regional, com ênfase em Desenvolvimento Local, Economia do Turismo, Agricultura Familiar, Economia Solidária, Cidades Inteligentes e Cidades Criativas.

Mateus Nepomuceno, Universidade Federal de Ouro Preto

Economista pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

VIANA, F. D. F.; SANTOS NEPOMUCENO, M. O setor de serviço de coleta, tratamento e disposição de resíduos no Brasil: uma análise do emprego formal para os anos de 2010 e 2019. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29762. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29762. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos