Influência do maquiavelismo e da cultura organizacional na criação da folga orçamentária sob a perspectiva de estudantes universitários

Autores

  • Edson Miguel Graeff Borges Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Luiz Carlos Krudycz Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Leandro Augusto Toigo Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Ivano Ribeiro Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29947

Palavras-chave:

Personalidade maquiavélica, Folga orçamentária, Cultura organizacional

Resumo

O estudo teve por objetivo verificar o efeito do comportamento maquiavélico e da cultura organizacional na criação de folga orçamentária, com alunos de uma instituição de ensino superior voltada para a integração latino-americana. Como base teórica, descreve-se sobre o maquiavelismo, folga orçamentária e a cultura organizacional. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, com a aplicação de questionário eletrônico. Para a análise das informações, utilizou-se da técnica estatística de modelagem de equações estruturais por mínimos quadrados (PLS). Os resultados obtidos apontam que os indivíduos maquiavélicos têm pouca influência na folga orçamentária, porém influenciam fortemente a cultura organizacional. Em relação à folga orçamentária, a cultura organizacional apresentou forte influência, enquanto o maquiavelismo não teve muito destaque. Esta pesquisa pode auxiliar no planejamento de ações direcionadas ao contexto científico da academia, de maneira a possibilitar que a formação dos futuros gestores e contadores, possa ser norteada por ações especializadas na gestão das culturas organizacionais, em organizações públicas e privadas, bem como, contribuir para novas pesquisas, tendo em vista que esse comportamento relacionado à cultura organizacional pode balizar ações de gestão voltadas a implementação de melhores ferramentas de gerenciamento.

Biografia do Autor

Edson Miguel Graeff Borges, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

 É licenciado em Filosofia (IVF - CTBA - 1989). Concluiu o Bacharelado em Teologia (ITL - B .GARÇAS - 2005). Possui histórico de curso Superior em Gestão Estratégica de Organizações (UNIPAR - GUAÍRA - 2005). É Tecnólogo em Negócios Imobiliários (UNICESUMAR - 2013) - É Especialista em Auditoria e Controladoria - UNICESUMAR 2017 - Concluiu o Bacharel em Ciências Contábeis (CONCLUSÃO EM 2017 - UNICESUMAR). É Técnico em qualidade Industrial (TECPAR - PR - 1998) - É Técnico em Segurança do Trabalho (PALOTTI - CTBA - PR - 1997), está cursando o Mestrado em Ciências Contábeis com ênfase em Contabilidade Gerencial e Controladoria na UNIOESTE (início 2021 - término em 2023) Universidade Estadual do Oeste do Paraná. É especialista em Contabilidade Gerencial e Auditoria, com habilitação para docência no Ensino Superior, pela faculdade EDUCAMAIS, 2020 - 2021.

Luiz Carlos Krudycz, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Gestão Pública pelo Centro Universitário Internacional (2014). Atualmente é auxiliar administrativo na empresa Alaor Cremonese & Cia Ltda e Técnico em Contabilidade da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Atuou nas áreas de contabilidade, gestão, auditoria e atualmente desenvolve trabalhos voltados ao planejamento estratégico da instituição.

Ivano Ribeiro, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - PPGA / Uninove, 2016 (Bolsista CAPES). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Paraná - PPGADM / UFPR, 2012 (Bolsista CAPES). Especialista em Gestão Estratégica pela UNIOESTE, 2008. Especialista em Ciências Sociais Aplicadas à Análise Regional pela UNIOESTE, 2006. Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, 2004. Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas e da linha de Estratégia e Competitividade do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (PPGAdm). Coeditor a Revista Ibero-Americana de Estratégia (RIAE). Editor chefe da Revista Competitividade e Sustentabilidade - ComSus. Líder do Grupo de Pesquisa em Estratégia e Competitividade - GPEC/CNPq. Líder do tema Estratégia Comportamental / Divisão ESO da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD (2019-2020). Líder do Tema 1 Estratégia comportamental: psicologia, sociologia, política e tomada de decisão em organizações / Divisão ESO da ANPAD (2020-2021). Líder do Tema 9 Estratégia Comportamental / Divisão ESO da ANPAD (2021-Atual). Líder da linha de pesquisa em Estratégia e Competitividade do PPGAdm/Unioeste (2019-Atual). É membro pesquisador do grupo de pesquisa em Estratégia Comportamental (Uninove) e Administração e Política Pública (UFGD). Atualmente é Coordenador do Curso de Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

BORGES, E. M. G. .; KRUDYCZ, L. C. .; TOIGO, L. A.; RIBEIRO, I. . Influência do maquiavelismo e da cultura organizacional na criação da folga orçamentária sob a perspectiva de estudantes universitários. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29947. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29947. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos