Programa nacional de alimentação escolar na perspectiva da inovação no setor público: motivações, barreiras e benefícios

MOTIVAÇÕES, BARREIRAS E BENEFÍCIOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v8i2.29974

Palavras-chave:

PNAE. Inovação Pública. Compras Públicas.

Resumo

O estudo tem por objetivo identificar motivações, barreiras e benefícios do processo de compras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), segundo a perspectiva da inovação para o setor público. Quanto à metodologia, apresenta caráter descritivo e natureza qualitativa. A coleta de dados ocorreu em fonte secundária (documental) e primária, por meio de entrevistas semiestruturadas com sujeitos responsáveis pelas compras de alimentação escolar em uma Instituição Federal de Ensino. A análise de dados fez uso da análise de conteúdo da Bardin (2016), com auxílio do ATLAS.ti 8. Quanto aos resultados, a pesquisa sugere que as motivações alcançam aspectos de cunho econômico-social; sinaliza barreiras de comunicação, burocracias e tecnologias, que se acentuaram durante a pandemia (COVID 19); quanto aos benefícios, evidenciou-se uma inovação que atende a interesses institucionais, sociais e do agricultor. Trata-se, pois, de uma inovação por adoção, aplicada a um processo (compra) de âmbito organizacional; perpassa a obrigação legal e seus benefícios alcançam múltiplos atores. Contudo, apresenta barreiras que não dialogam com o foco de simplificação (desburocratização) proposto pelo PNAE, na contratação de compras com a Administração Pública. A presente pesquisa contribui com a discussão teórica do PNAE; sugere aspectos às instituições interessadas na adoção e/ou ampliação do respectivo programa; bem como, sinaliza melhoria no campo das políticas públicas.

Biografia do Autor

Victor Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Piauí.

Graduação em Administração. Membro do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Jardênia Fernandes, Instituto Federal do Piauí

Mestre em Administração e Controladoria. Professora do Instituto Federal do Piauí. Membro do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Suzana Vieira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Piauí.

Graduação em Administração. Membro do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Nayara Borges, Instituto Federal de Educação, Ciência e Técnologia do Piauí.

Graduação em Administração. Membro do grupo de pesquisa Estudos Avançados em Gestão e Negócios (EAGeN).

Downloads

Publicado

17-02-2023

Como Citar

LOPES DA SILVA, J. V.; DE SOUZA FERNANDES, J.; VIEIRA DE SOUSA, S.; DA SILVA BORGES, N. Programa nacional de alimentação escolar na perspectiva da inovação no setor público: motivações, barreiras e benefícios: MOTIVAÇÕES, BARREIRAS E BENEFÍCIOS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, 2023. DOI: 10.48075/gdemrevista.v8i2.29974. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29974. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos