MAPEAMENTO DOS ESTUDOS BRASILEIROS SOBRE ECONOMIA COMPARTILHADA E CONSUMO COLABORATIVO
UMA PERSPECTIVA BIBLIOMÉTRICA
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.32251Palavras-chave:
Economia do Compartilhamento, Consumo colaborativo, Compartilhamento, BibliometriaResumo
A economia compartilhada e o consumo colaborativo são considerados um fenômeno alternativo das práticas de consumo, em que os consumidores compartilham, trocam, negociam ou alugam produtos ou serviços. Visto o crescente interesse pelo assunto internacionalmente e as iniciativas nacionais na área, este artigo teve como objetivo identificar o panorama dos estudos brasileiros sobre economia compartilhada e consumo colaborativo. Utilizou-se do método da bibliometria baseado em seus indicadores numa busca no Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no repositório Scientific Electronic Library Online (SciELO) e, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, identificou-se uma produção nacional recente, de característica dispersa e com tendência de crescimento. Essas publicações se assemelham às tendências internacionais: a maioria de autores com uma só publicação, a inexistência de grupos de pesquisa sobre os assuntos, a falta de periódicos em destaque, a maioria de estudos qualitativos e foco das áreas de gestão e turismo. Espera-se que os achados do status da pesquisa no Brasil sobre economia compartilhada e consumo colaborativo possam inspirar as futuras produções nacionais, autoridades reguladoras e modelos de negócios novos e os já existentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.