GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS PARA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO NO TRABALHO
ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.32861Palavras-chave:
Gamificação; Jogos sérios; TIC; Motivação; EngajamentoResumo
Gamificação ou jogos sérios representam novas possibilidades de atuação aos profissionais de empresas TICs. Softwares ou aplicativos com elementos de jogos podem trazer benefícios para as empresas clientes quanto a motivação e engajamento dos seus funcionários no trabalho. Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar as ferramentas de gamificação e jogos sérios desenvolvidas por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) com foco na motivação e engajamento no trabalho. O método se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa e nível exploratório por meio de entrevistas semiestruturas e relatórios de observação direta. A gamificação foi mais usada na área de treinamento para ser devidamente planejada e aplicada de acordo com contexto da empresa cliente. Os jogos sérios foram menos usados e em outras áreas, como a integração de pessoas, recrutamento e seleção e comunicação. As diferentes gerações no trabalho e a criação e atualização de conteúdo foram os desafios desta ferramenta. Esta pesquisa possibilitou diferenciar os conceitos sobre gamificação e jogos sérios com o foco na motivação e engajamento no trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.