GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS PARA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO NO TRABALHO

ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC)

Autores

  • Daniel Hank Miri Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Pelayo Munhoz Olea Fundação Universidade do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.32861

Palavras-chave:

Gamificação; Jogos sérios; TIC; Motivação; Engajamento

Resumo

Gamificação ou jogos sérios representam novas possibilidades de atuação aos profissionais de empresas TICs. Softwares ou aplicativos com elementos de jogos podem trazer benefícios para as empresas clientes quanto a motivação e engajamento dos seus funcionários no trabalho. Desta forma, o objetivo do estudo foi analisar as ferramentas de gamificação e jogos sérios desenvolvidas por profissionais de tecnologia da informação e comunicação (TIC) com foco na motivação e engajamento no trabalho. O método se caracterizou como uma pesquisa de natureza qualitativa e nível exploratório por meio de entrevistas semiestruturas e relatórios de observação direta. A gamificação foi mais usada na área de treinamento para ser devidamente planejada e aplicada de acordo com contexto da empresa cliente. Os jogos sérios foram menos usados e em outras áreas, como a integração de pessoas, recrutamento e seleção e comunicação. As diferentes gerações no trabalho e a criação e atualização de conteúdo foram os desafios desta ferramenta. Esta pesquisa possibilitou diferenciar os conceitos sobre gamificação e jogos sérios com o foco na motivação e engajamento no trabalho. 

Biografia do Autor

Daniel Hank Miri, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Mestre em Administração no Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA da Universidade de Caxias do Sul - UCS na linha de Inovação e Competitividade com bolsa PROSUC/CAPES Modalidade I. A minha dissertação de mestrado foi sobre gamificação, motivação e engajamento no trabalho por meio de um estudo qualitativo de múltiplos casos. Possui graduação em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2017) e formação no curso superior de curta duração em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul (2010). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Setores Específicos como produção, materiais e principalmente recursos humanos (atuação por 6 anos nesta área). Trabalhou em empresas dos segmentos moveleiro, metalúrgico e postos de serviços (combustíveis e conveniência).

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

MIRI, D. H.; OLEA, P. M. GAMIFICAÇÃO E JOGOS SÉRIOS PARA MOTIVAÇÃO E ENGAJAMENTO NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFISSIONAIS DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) . Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i1.32861. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/32861. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos