PROPOSTA DE MODELO PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS APLICADO ÀS STARTUPS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.32979Palavras-chave:
Processo de Desenvolvimento de Produtos, Startups, Modelagem de Negócios, PDCAResumo
Startups, como negócios adaptáveis e escaláveis, operam em um ambiente de incerteza e rápida evolução, impulsionadas por mudanças no mercado, globalização e velocidade na criação e disseminação de informações. Este estudo tem como objetivo propor, aplicar e analisar um modelo de referência para o desenvolvimento de soluções em Startups, utilizando um método de pesquisa comparativo e exploratório. Durante a aplicação do modelo proposto foram realizados ajustes para melhorar adaptação, incluindo a adição da fase "Definição da concorrência", inversão das etapas "Viabilidade Financeira" e "Validação", e inclusão do Ciclo PDCA (Plan–Do–Check–Act). O modelo contribuiu na estruturação da startup e preparação para novos ciclos de desenvolvimento, além disso, ajudou na compreensão do futuro em um ambiente dinâmico e incerto. A avaliação de modelos de desenvolvimento de produtos permite identificar a adaptabilidade e utilidade no nível de maturidade de novos negócios e caracterizar as semelhanças e complementaridades entre os próprios modelos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.