A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v10i1.33270

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Relacionamento interpessoal, Práticas de Recursos Humanos, Satisfação dos Clientes

Resumo

Diante de um mundo competitivo, as organizações vêm demonstrando cada vez mais interesse nos fatores que influenciam o clima organizacional, pois sabem que este possui impacto na produtividade. O objetivo do presente estudo é compreender os elementos que exercem impacto sobre o clima organizacional de uma agência concessionária de energia elétrica, e como tais influências repercutem do ponto de vista tanto do cliente quanto do colaborador. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho descritivo, com aplicação de questionário estruturado junto aos colaboradores e clientes. Os resultados evidenciaram que a motivação se dá devido a reciprocidade entre colegas de trabalho e que o impacto da convivência reflete em um atendimento de qualidade. Embora nem sempre a gestão esteja alinhada aos desejos de seus colaboradores, a qualidade na prestação do atendimento ainda é percebida. Os achados deste estudo destacam a importância de direcionar esforços para aprimorar o ambiente organizacional e cultivar equipes de atendimento que possuam competências e traços pessoais que promovam uma experiência satisfatória para todas as partes envolvidas.

Biografia do Autor

Aline Bezerra da Silva Renovato, UEMS

Graduada em Administração pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Heloiza Cristina Holgado-Silva

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), possui Mestrado em Agronegócios na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), graduação em Administração pela UFGD e graduação em Análise de Sistemas pela UFMS. Especialização em Gestão Empreendedora de Negócios (2007) pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran).

Downloads

Publicado

11-09-2024

Como Citar

BEZERRA DA SILVA RENOVATO, A.; HOLGADO-SILVA, H. C. A INFLUÊNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL NA QUALIDADE DO ATENDIMENTO AO CLIENTE. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 10, n. 1, 2024. DOI: 10.48075/gdemrevista.v10i1.33270. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/33270. Acesso em: 11 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos