A COMPETITIVIDADE DAS COOPERATIVAS PARANAENSES NO MERCADO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i1.16948Keywords:
Competitividade internacional, Cooperativismo, IVCR, Cooperativas do Paraná, Vantagens comparativas.Abstract
O agronegócio é um dos setores mais importantes no Brasil, por sua tradição e características territoriais e climáticas. Com o advento da globalização, as empresas brasileiras e as cooperativas passaram a atuar de forma mais expressiva no mercado internacional, fazendo com que o Brasil se tornasse um grande exportador de produtos agrícolas no mundo. O estado do Paraná é um dos estados destaque do agronegócio brasileiro, grande parte devido as empresas cooperativas que nele estão localizadas. As cooperativas paranaenses são responsáveis por quase um quarto das exportações do estado, evidenciando sua importância para o comércio internacional. O presente estudo pretende avaliar a competitividade das cooperativas paranaenses frente ao setor cooperativista brasileiro, por meio do cálculo do Índice de Vantagens Comparativas Reveladas, criado por Balassa, que avalia os valores das exportações. Evidenciou-se que as cooperativas do estado do Paraná, ao serem comparadas com o setor brasileiro, possuem maiores vantagens comparativas e, portanto, são mais competitivas internacionalmente.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.