SÍNDROME DE BURNOUT: UM ESTUDO A PARTIR DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO PÚBLICO
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v4i1.19789Keywords:
Síndrome de Burnout, Educação, Escola, Estresse OcupacionalAbstract
O objetivo deste estudo é identificar se há incidência da Síndrome de Burnout em funcionários de uma instituição pública de ensino básico, localizada na Região Alto Jacuí do Estado do Rio Grande do Sul. Para isso primeiramente, aborda-se uma breve revisão teórica acerca da temática e, por conseguinte, destaca-se o perfil dos entrevistados e os resultados e análises da aplicação do questionário Maslach Burnout Inventory – MBI. Com uma abordagem qualitativa, descritiva e com coleta de dados por meio de questionário estruturado e pesquisa bibliográfica, os resultados mostram que considerando a atual conjuntura e a desvalorização da profissão, os profissionais, em sua maioria, gostam daquilo que se propuseram a fazer, o que escolherem como profissão, sendo que um baixo percentual apresenta sintomas de Burnout, mas não a síndrome em si.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.