GESTÃO ESTRATÉGICA PARA COMPRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA NACIONAL.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v7i1.27533
Agências de fomento

Palavras-chave:

Compras, gestão estratégica, planejamento estratégico, análise de estoque, previsão de demanda.

Resumo

Diante das dificuldades comerciais vividas entre atacadistas na disputa por preços, parcerias e confiança, para empresas que buscam se destacar é necessário iniciar um trabalho de organização setorial e explorar possibilidades da aplicação de um diferencial competitivo para se sobressair entre os concorrentes diretos. Desta forma, tendo uma boa gestão estratégica a empresa consegue se estabelecer podendo ser assertivo nas tomadas de decisão, seleção de fornecedores e adequação na aquisição de suprimentos. A partir disso, esse estudo tem como objetivo apresentar uma pesquisa referente a implantação da gestão estratégica no setor de compras, selecionando uma base de artigos que poderá servir como base para novas análises e direcionamentos neste campo. Realizando uma revisão de literatura e análise bibliográfica de artigos já publicados, disponibilizando um portifólio bibliográfico a respeito do tema proposto. Para isso, foi utilizada a metodologia ProKnow-C desenvolvida pelo Laboratório MCDA da Universidade Federal de Santa Catarina, que possibilita pesquisar e analisar quantitativamente artigos científicos com relevância na temática, evidenciando autores, periódicos, eixo de pesquisas e palavras-chave diretamente relacionadas ao objetivo, sendo importante para pesquisadores da área.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Fonseca Bastos, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Graduando em Engenharia de Produção pelo Centro Universitário Salesiano - UniSales. Atualmente é Analista de Suprimentos em um atacado no Espírito Santo.

Marcos Wagner Jesus Servare Junior, Centro Universitário Salesiano - UniSales

Engenheiro de Produção, Mestre em Engenharia Civil e  Doutorando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Espírito Santo com período sanduíche na Hautes Études Commerciales de Montréal. Atualmente atua como Docente e Coordenador do Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário Salesiano - UniSales.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

01-09-2021

Como Citar

BASTOS, L. M. F.; SERVARE JUNIOR, M. W. J. GESTÃO ESTRATÉGICA PARA COMPRAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA LITERATURA NACIONAL. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 82–99, 2021. DOI: 10.48075/gdemrevista.v7i1.27533. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/27533. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos