PRÁTICAS PROMOTORAS DA CULTURA INTRAEMPREENDEDORA: UM ESTUDO ENTRE DUAS EMPRESAS DE BASE TECNOLÓGICA NO SUDOESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v3i2.19092Palavras-chave:
Cultura Intraempreendedora. Intraempreendedorismo. Inovação.Resumo
O objetivo da presente pesquisa foi investigar a existência de práticas organizacionais promotoras da cultura intraempreendedora em organizações participantes do APL em Tecnologia da Informação do Sudoeste do Paraná, reconhecidas pela inovatividade de seus produtos. Com abordagem qualitativa tem caráter descritivo. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semiestruturada por meio de um roteiro prévio em que foram participantes o gestor e um colaborador de cada empresa da amostra. A amostra foi constituída por duas organizações que, obtiveram alto índice de inovatidade de produto em pesquisa realizada por Baldissera (2014). Os resultados revelaram que, apesar das empresas não conhecerem o conceito e o termo intraempreendedorismo, existiam práticas organizacionais que podem levar à criação ou aperfeiçoamento da cultura intraempreendedora nas empresas. Foi possível também verificar diferenças e similaridades entre as práticas encontradas em cada unidade de análise, além de diferente intensidade em que as práticas são empregadas, destacando o condicionamento ao intraempreendedorismo em uma das empresas participantes como sendo maior.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.