Desempenho econômico e financeiro e governança corporativa

Autores/as

  • Adhmir Renan Voltolini Gomes
  • Gilmar Ribeiro de Mello

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v9i1.29279

Palabras clave:

Governança Corporativa, Predição, Desempenho Econômico e Financeiro, Dissociação Temporal

Resumen

O presente estudo objetivou analisar as chances do desempenho econômico e financeiro determinar as práticas de governança corporativa do próximo exercício. A base teórica aborda desde a teoria da agência, a governança corporativa e seus mecanismos, bem como o desempenho econômico e financeiro das empresas. O procedimento metodológico possui uma abordagem quantitativa com o uso de regressão logística. A amostra refere-se as empresas que compuseram o Índice Bovespa no ano de 2016. Os resultados demonstraram coeficientes estatisticamente significantes para o retorno sobre o ativo e os dividendos pagos. Deste modo, quando as empresas aumentam o seu desempenho, os principais podem exigir as práticas de governança dos agentes com a intenção de diminuir os riscos. E dispendem recursos para certificar-se que os resultados obtidos são confiáveis, por meio de práticas governança. Além disso, os resultados deixam a implicação teórica sobre a associação entre governança corporativa e o desempenho econômico e financeiro também no mesmo período de tempo.

Biografía del autor/a

Adhmir Renan Voltolini Gomes

Doutorando em Ciências Contábeis e Administração
Fundação Universidade Regional de Blumenau /Blumenau-SC

Gilmar Ribeiro de Mello

Doutor em Ciências Contábeis Professor do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional Editor da Revista Gestão e Desenvolvimento em Revista

Publicado

16-08-2022

Cómo citar

ADHMIR RENAN VOLTOLINI GOMES; MELLO, G. R. de. Desempenho econômico e financeiro e governança corporativa. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 81–101, 2022. DOI: 10.48075/gdemrevista.v9i1.29279. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/29279. Acesso em: 30 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos