Pesquisa da intenção de rotatividade no setor de mercados na cidade de Passo Fundo – RS

Autores

  • Shalimar Gallon Faculdade Meridional IMED Escola de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração https://orcid.org/0000-0002-8830-4433
  • Larissa Nardes Nascimento Faculdade Meridional IMED Escola de Administração
  • Malena Piloni Petri Faculdade Meridional IMED Escola de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração
  • Geovan Queiroz Faculdade Meridional IMED Escola de Administração

DOI:

https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i2.21780
Agências de fomento
FAPERGS e CAPES

Palavras-chave:

Rotatividade, Gestão de pessoas, Supermercado.

Resumo

A rotatividade é um tema que vem gerando discussões e que traz preocupações para gestores, pois afeta a produtividade e a motivações de empregados. O presente estudo tem o objetivo de analisar os fatores que geram a rotatividade dos empregados no setor varejista de supermercado na cidade de Passo Fundo- RS. Foram analisados fatores que geram rotatividade e turnover, fatores estes que podem ser internos ou externos a organização, assim como se as pessoas estão satisfeitas com seu emprego e qual suas perspectivas em relação ao seu crescimento profissional. O estudo realizado é de natureza descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, foi utilizado questionários com perguntas fechadas para verificar qual a sua intenção de desligamento da empresa por parte dos empregados. A amostra final contou com 73 questionários respondidos por empregados de nível operacional de supermercados, possibilitando assim, a identificação das causas da rotatividade. Os resultados encontrados demonstram que as variáveis mais relevantes no processo de rotatividade em supermercados, são os fatores organizacionais. Nesse sentido, as principais causas estão ligadas a salários baixos e funcionários desmotivados pela sobrecarga de atividades, devido a falta de funcionários, dessa maneira, a empresa necessita melhorar o ambiente de trabalho, para que se torne mais agradável para os funcionários e diminua o índice de rotatividade.

Biografia do Autor

Shalimar Gallon, Faculdade Meridional IMED Escola de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração

Faculdade Meridional IMED
Escola de Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração

Larissa Nardes Nascimento, Faculdade Meridional IMED Escola de Administração

Faculdade Meridional IMED
Escola de Administração

Malena Piloni Petri, Faculdade Meridional IMED Escola de Administração Programa de Pós-Graduação em Administração

Faculdade Meridional IMED
Escola de Administração
Programa de Pós-Graduação em Administração

Geovan Queiroz, Faculdade Meridional IMED Escola de Administração

Faculdade Meridional IMED
Escola de Administração

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Publicado

08-03-2020

Como Citar

GALLON, S.; NASCIMENTO, L. N.; PETRI, M. P.; QUEIROZ, G. Pesquisa da intenção de rotatividade no setor de mercados na cidade de Passo Fundo – RS. Gestão e Desenvolvimento em Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p. 16–27, 2020. DOI: 10.48075/gdemrevista.v5i2.21780. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/gestaoedesenvolvimento/article/view/21780. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos