Pesquisa da intenção de rotatividade no setor de mercados na cidade de Passo Fundo – RS
DOI:
https://doi.org/10.48075/gdemrevista.v5i2.21780Palavras-chave:
Rotatividade, Gestão de pessoas, Supermercado.Resumo
A rotatividade é um tema que vem gerando discussões e que traz preocupações para gestores, pois afeta a produtividade e a motivações de empregados. O presente estudo tem o objetivo de analisar os fatores que geram a rotatividade dos empregados no setor varejista de supermercado na cidade de Passo Fundo- RS. Foram analisados fatores que geram rotatividade e turnover, fatores estes que podem ser internos ou externos a organização, assim como se as pessoas estão satisfeitas com seu emprego e qual suas perspectivas em relação ao seu crescimento profissional. O estudo realizado é de natureza descritivo-exploratório com abordagem quantitativa. Quanto aos procedimentos, foi utilizado questionários com perguntas fechadas para verificar qual a sua intenção de desligamento da empresa por parte dos empregados. A amostra final contou com 73 questionários respondidos por empregados de nível operacional de supermercados, possibilitando assim, a identificação das causas da rotatividade. Os resultados encontrados demonstram que as variáveis mais relevantes no processo de rotatividade em supermercados, são os fatores organizacionais. Nesse sentido, as principais causas estão ligadas a salários baixos e funcionários desmotivados pela sobrecarga de atividades, devido a falta de funcionários, dessa maneira, a empresa necessita melhorar o ambiente de trabalho, para que se torne mais agradável para os funcionários e diminua o índice de rotatividade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.