PANORAMA BRASILEIRO DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ÁREAS DE ATERRO SANITÁRIO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.26408

Resumo


O consumismo é uma das consequências do capitalismo, que em conjunto com o aumento populacional tem contribuído com o crescimento desordenado de resíduos gerados diariamente. O biogás pode ser gerado por diversas fontes, inclusive por resíduos presentes em aterros sanitários, assim ele tem se apresentado como uma possibilidade de atenuar as necessidades energéticas da sociedade atual. O principal objetivo deste estudo é apresentar e discutir o aproveitamento energético dos resíduos sólidos urbanos para a produção de biogás em áreas de aterro sanitário. Constatou-se que os aterros sanitários representam uma tecnologia de tratamento dos resíduos sólidos urbanos, que possuem grandes possibilidades de aproveitamento, a partir da gestão eficiente dos materiais. Portanto, o aproveitamento energético do biogás pode ser caracterizado como uma fonte para a geração de energia e possibilidade de utilização do gás metano, que é um poluente de alto potencial de aquecimento global. Logo, o aproveitamento energético do biogás oferece vantagens tanto para a saúde pública quanto para o equilíbrio do meio ambiente. No entanto, é preciso um estudo e projeto detalhado, para que se identifique a viabilidade do investimento, possíveis entraves na adoção dessa prática e expectativas futuras em relação ao aproveitamento energético do biogás.

Biografia do Autor

Taiane Aparecida Ribeiro Nepomoceno, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. 

Edimar Lia Pontarolo, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

22-03-2022

Como Citar

NEPOMOCENO, T. A. R.; PONTAROLO, E. L. PANORAMA BRASILEIRO DO APROVEITAMENTO ENERGÉTICO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS PARA A GERAÇÃO DE BIOGÁS EM ÁREAS DE ATERRO SANITÁRIO. International Journal of Environmental Resilience Research and Science - IJERRS, [S. l.], v. 4, n. 2, p. 1–12, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i2.26408. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26408. Acesso em: 1 jul. 2022.

Edição

Seção

Edição especial - III Workshop RIPERC - artigos convidados