OS REFLEXOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v2i2.26455
Agências de fomento

Palavras-chave:

legislação. educação ambiental. gestão escolar

Resumo

Este artigo apresenta um estudo sobre a Lei 9795/99 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA e seus reflexos na gestão da educação formal. O objetivo deste trabalho foi analisar os reflexos da Política Nacional de Educação Ambiental na Gestão educacional formal, a partir da Lei 9795/99 e de autores que falam sobre Gestão Educacional e Educação Ambiental é relevante entender o sentido do que ela institui e assim apreender seu objetivo educacional e transformador de valores e atitudes nos contextos sociais. Com a realização deste trabalho podemos perceber que para concretização dos reflexos da PNEA na Gestão Educacional Formal, é necessária sua prática aplicação nas escolas, visto que além de um instrumento responsável pela criação de uma sociedade sustentável, ela é também facilitadora da comunicação entre instituições e atores relacionados à sua execução e ampliação de resultados, provocando enfim, o conseguimento de sua efetividade.

Biografia do Autor

Anayse de Fatima Santos da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestranda em Ensino de Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais - PROFCIAMB da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. 

Marilena da Silva Loureiro, Universidade Federal do Pará

Profª Drª do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará, Belém, Pará, Brasil. 

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm . Acesso em: 08 abr de 2019.

LEFF, E. Epistemologia ambiental. São Paulo: Cortez, 2001.

LEFF, Enrique. Epistemologia Ambiental. São Paulo: Cortez, 2006.

LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. Traduzido por Lúcia Mathilde Endlich Orth. Petrópolis: Vozes, 2001.

LIBÂNEO, José C. Organização e Gestão da Escola. 5ª Ed. Goiânia: Editora Alternativa, 2004.

PARO, Vitor H. Administração Escolar: Introdução Crítica.7ª Ed. São Paulo: Cortez, 1993.

SILVA, M. L. da. A educação ambiental e suas contribuições para a sustentabilidade da região amazônica: um estudo sobre as experiências desenvolvidas na Floresta Nacional do Tapajós.In: A educação ambiental e a sustentabilidade da região Amazônica, Revista Interacções 2009, no. 11, pp. 122-152.

SORRENTINO, M. Educação Ambiental e Universidade: um estudo de caso. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação (Área de Concentração: Didática) da Faculdade de Educação da USP, São Paulo, 1995.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Downloads

Publicado

20-12-2020

Como Citar

SANTOS DA SILVA, A. de F.; LOUREIRO, M. da S. OS REFLEXOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA GESTÃO DA EDUCAÇÃO FORMAL. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 2, n. 2, 2020. DOI: 10.48075/ijerrs.v2i2.26455. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26455. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos