AS BASES EDUCACIONAIS ENGLOBAM EM SUA ESTRUTURA OS OBJETIVOS DO DESENVLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PERMITEM SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i1.26464
Agências de fomento

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, BNCC, Educação Ambiental

Resumo

Resumo: O conceito de Desenvolvimento Sustentável ficou definido pelas Nações Unidas, como: “Desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro”. Com o Desenvolvimento Sustentável sendo o foco das medidas tomadas a nível mundial, a Educação Ambiental desde a base da Educação nas escolas vem sendo algo imprescindível para o desenvolvimento saudável do planeta. A Base Educacional atual, Bases Nacionais Comuns Curriculares - BNCC, é um documento que apresenta os Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento que devem orientar a elaboração de currículos para as diferentes etapas de escolarização. O objetivo deste artigo foi mostrar se esta base educacional atual atende as expectativas e objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Após análise do documento verificamos que os objetivos da base, no que diz respeito às competências e habilidades a serem desenvolvidas nos alunos atendem a necessidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e da Agenda 2030.

Biografia do Autor

Fabiana Telles David Depiné, Universidade Cândido Mendes/RJ e Unioeste Marechal Cândido Rondon/PR

Tem formação em Técninca de Segurança do Trabalho, Bacharel em Direito, Pós Graduanda em Direitos das Famílias e Sucessões pela Universidade Cândido Mendes/RJ, Mestranda pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOSTE/PR. Pesquisadora da RIPEDRC - Rede Inernacional de Pesquisa em Desenvolvimento Resiliente ao Clima. Assistente Jurídica no Escritório Andrade e Depiné Advogados Associados.

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Publicado

21-02-2022

Como Citar

TELLES DAVID DEPINÉ, F.; DUTRA SCHODER BONATO, D. C. .; FERNANDES DA SILVA, R. .; SIGNOR, A. AS BASES EDUCACIONAIS ENGLOBAM EM SUA ESTRUTURA OS OBJETIVOS DO DESENVLVIMENTO SUSTENTÁVEL E PERMITEM SUA APLICABILIDADE NO CONTEXTO ESCOLAR?. International Journal of Environmental Resilience Research and Science, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 1–10, 2022. DOI: 10.48075/ijerrs.v4i1.26464. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ijerrs/article/view/26464. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

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Artigos