A CIDADE E GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS: CONFLITOS, CONTRADIÇÕES, SUPERAÇÕES E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O CASO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IGARAPÉ-AÇU
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.26474Resumo
Diante de vários problemas relacionados ao desmatamento das matas ciliares que protegem os recursos hídricos, do surgimento de ocupações urbanas desordenadas, falta de saneamento básico e ausência de políticas voltadas à educação ambiental, surge a necessidade de identificar os impactos ocasionados e correlacioná-los com a legislação que o resguarda. Os casos mais frequentes acontecem nos rios e igarapés que cercam e cortam o centro urbano e meio rural do município, que recebem todos os dejetos das galerias de coletas dos efluentes líquidos das residências, o município não detém tratamento desses dejetos que são despejados em sua grande maioria nos rios e igarapés da sede do município. A ausência de programas e políticas que possam atender e contemplar a educação ambiental tem se mostrado um fator que sugere que as ações causadoras de impactos ambientais permanecem crescentes de forma geométrica e aritmética. Fomentar instrumentos para o plano de educação ambiental e propor a recuperação das áreas de preservação permanente desmatadas é um desafio lançado pela sociedade e que hoje ganhou repercussão dado a relação entre as catástrofes ambientais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.