OS SURUÍ DE RONDÔNIA: RESISTÊNCIA E PROTAGONISMO EM BUSCA DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28158Resumo
Muitas comunidades indígenas buscam em seu território meios de obter renda a fim de suprir as diversas necessidades de seus integrantes. Para tanto, criam projetos atrelados ao desenvolvimento sustentável, quase sempre dialogando com ONGs, Universidades e agentes governamentais. Contudo, alcançar resultados positivos dessas iniciativas e das interações com outras estruturas depende de muitos esforços e da capacidade de aprender com os erros. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever e discutir as experiências do povo Paiter Suruí da Terra indígena Sete de Setembro (TISS) pela busca do desenvolvimento sustentável. Para tanto utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental e, complementarmente, entrevista com um dos representantes de uma associação indígena a fim de atualizar algumas informações levantadas durante as pesquisas bibliográficas. Mesmo sob pressões externas acerca de seu território, o povo Paiter Suruí tem demonstrado capacidade de agência ao longo dos anos, com a criação dos projetos Pamine de reflorestamento e o REDD +. As experiências verificadas neste trabalho apontam para a perspectiva da sustentabilidade desejada na Agenda 2030, por promover a integridade ecológica do território, por integrar as dimensões econômicas, sociais, culturais, ecológicas e éticas, cuidando da terra, da água, da biodiversidade e do clima.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.