VEÍCULOS ELÉTRICOS COMPARTILHADOS: UMA ABORDAGEM PARA A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v4i2.28791Resumo
Sistemas de compartilhamento de veículos são uma realidade há décadas na Europa, no entanto ainda estão pouco presentes em países em desenvolvimento como o Brasil. Este trabalho aborda a perspectiva do compartilhamento de veículos sob a ótica da sustentabilidade, nas dimensões ambiental, econômica e social. É feita a descrição de componentes importantes do modelo de negócio desenvolvido, como clientes, recursos, estrutura de custos e a rede de valor envolvida no compartilhamento de veículos. São também destacadas as contribuições de um modelo de negócio de compartilhamento de veículos para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas. Sob a perspectiva ambiental, um ponto importante é relacionado à extensão do ciclo de vida da bateria do veículo elétrico, que além do alto custo, também gera alto impacto ambiental e social na produção. Como contribuições sociais, o veículo elétrico é considerado seguro e pode substituir o transporte utilizando motocicletas- que estão relacionadas com altos índices de acidentes de trânsito e por sua vez gastos governamentais relacionados a esses acidentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.