RESPOSTAS AO DÉFICIT HÍDRICO DA CULTURA DO CÁRTAMO
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30575Resumo
O déficit hídrico é um fator abiótico que têm afetado acentuadamente a produção de espécies vegetais de importância socioeconômica nas regiões áridas e semiáridas. O cártamo (Carthamus tinctorius L.) é uma cultura não convencional, altamente resistente à escassez de água, podendo ser utilizada como substituto do plantio em más condições climáticas. Entender o comportamento das plantas em relação à quantidade de água disponível em cada estágio de crescimento, pode auxiliar no manejo racional do uso da irrigação em ambientes agrícolas. Portanto, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o comportamento das plantas de cártamo submetidas ao déficit hídrico. O experimento foi conduzido na Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNDETEC, localizada no Município de Cascavel-PR. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado (DIC), sendo oito tratamentos com seis repetições. Os parâmetros avaliados foram altura de plantas, diâmetro do caule e número de capítulos. Com base nos resultados, a cultura do cártamo se demonstrou altamente responsiva a irrigação em diferentes estágios fenológicos. Os tratamentos quatro e cinco se sobre saíram em todas as variáveis avaliadas. O tratamento submetido a condição de deficiência hídrica em todas as fases de desenvolvimento com o tratamento que recebeu irrigação em todas as fases apontou maiores médias. Os dados obtidos foram submetidos a análise da variância e o teste de comparação de média por Tukey a 5% de probabilidade com o uso do software estatístico (SISVAR).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.