ADUBAÇÃO NITROGENADA FOLIAR NA CULTURA DA SOJA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30576Abstract
Para a agricultura o correto manejo de adubação proporciona ganhos substanciais em produção. A adubação foliar tem sido um meio eficiente de fornecer nitrogênio (N) às plantas propiciando aumento de produtividade na soja. Diante disso o objetivo do experimento foi avaliar os parâmetros produtivos da soja submetida a adubação nitrogenada foliar em diversas épocas. O trabalho foi realizado no município de Juranda Paraná, entre os meses de outubro a fevereiro. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados (DBC), com quatro tratamentos sendo, T1 testemunha, T2 aplicação de N30 em 40 dias após emergência, T3 60 dias após emergência, T4 80 dias após emergência, divididos em seis blocos, totalizando vinte e quatro parcelas experimentais, no total de 16 m² por cada parcela. A cultivar utilizada Nidera 5909 RR, com espaçamento de 0,45 metros entre linhas e uma população de 14 plantas por metros linear. Para adubação de base foi utilizado o fertilizante NPK 02-23- 23, na dosagem 250 kg ha-1, durante o ciclo da cultura foram realizados os devidos controles conforme a necessidade. Os parâmetros avaliados foram, altura de inserção da primeira vagem, número de vagens por planta, número de grãos por vagem, massa de 1000 grãos e produtividade. As médias foram submetidas a análise de variância (ANOVA) e comparadas por meio do teste de Tukey (p ≤ 0,05). Nas condições desse experimento, o uso de nitrogênio foliar, independente da época de aplicação não trouxe incrementos produtivos em nenhum dos parâmetros avaliados, com exceção do número de vagens por planta, onde a testemunha foi inferior a todos tratamentos. Contudo, ressalta-se que quando as plantas se encontram com 60 dias de emergidas proporcionou maiores valores numéricos na massa de mil grãos e com 80 dias após a emergência, na produtividade.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.