MOSTRUÁRIO DE SEMENTES DE PLANTAS DANINHAS PARA PADRONIZAÇÃO DE ANÁLISE DE SEMENTES EM LABORATÓRIO CERTIFICADO PELO MAPA
DOI:
https://doi.org/10.48075/ijerrs.v5i1.30579Resumo
O objetivo desse trabalho foi montar e apresentar um mostruário com 130 espécies de plantas daninhas, embasada cientifica e legalmente, para que laboratórios que o utilizar possa ter segurança em analisar as diversas sementes de cultura que se submeter a sua observação. Plantas daninhas são fatores limitantes na produção agrícola, pois interfere na qualidade e pode trazer no seu microclima patógenos além de insetos e outras pragas que irão comprometer o resultado final da lavoura. Desta forma é importantíssimo que se este fator não pode ser bloqueado de forma total, deve ser então controlado da melhor forma possível, e uma forma bastante eficiente e inteligente é conseguir analisá-lo na fonte, ou seja, nas análises laboratoriais das sementes. As sementes de cultura, quando na sua produção, não tem o controle eficiente das plantas daninhas, contaminam as sementes que serão comercializadas e enviadas a inúmeras localidades para outros municípios, estados e as vezes até para outros países. Sendo assim é muito importante que seja controlada todo essas análises, através de leis e rigorosa fiscalização governamental. Por outro lado, as empresas de análises laboratoriais de sementes precisam ter parâmetros para poder analisar de forma eficiente e poder atingir os índices a altura da fiscalização vigente, bem como conseguir estar no nível de excelência como o patamar que a agricultura brasileira conseguiu atingir no cenário internacional de produção agrícola. Entre tantos equipamentos e metodologias descrita em leis que os órgãos fiscalizatórios utilizam, encontra-se o mostruário de sementes de espécies nocivas toleradas e proibidas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 International Journal of Environmental Resilience Research and Science

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.